BR-101: Manutenção é retomada

Os trabalhos de conservação e melhorias na BR-101 no trecho de Tubarão foram retomados ontem,  sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC). 

Desde o último dia 23, a autarquia mantém equipes de plantão com trabalhos de roçada na vegetação rasteira em menor volume de atividade. Os demais serviços serão retomados gradativamente, sem afetar a trafegabilidade na rodovia federal para os próximos dias.

O cronograma de serviços prestados inclui as roçadas na vegetação rasteira e arbustiva em canteiro central e bordos de pistas, conservação e manutenção no pavimento asfáltico na plataforma duplicada e vias laterais, construção, instalação e manutenção nos elementos de sinalização vertical (placas, painéis, pórticos, semipórticos e marcos), pintura de faixas para sinalização horizontal, limpeza em sistema de drenagem - retirada de sedimentos em captações e sarjetas - coleta de lixo, limpeza de calçadas, recomposição asfáltica superficial (tapa-buracos), manutenção em obras de artes especiais (passarelas, viadutos, pontes), conservação dos acostamentos, reconstruções em estruturas danificadas, entre outros trabalhos.

Com o retorno dos homens na pista, quando necessárias, intervenções podem modificar o fluxo dos veículos. As atividades realizadas são sempre delimitadas pela sinalização provisória de obras, separando os trabalhadores da circulação automotora. A indicação de que trabalhos são executados começa com o sinalizador (bandeirinha), anterior à frente de serviços, e, uma vez dentro do estreitamento de faixas, o motorista deve reduzir a velocidade.

Técnicos do Dnit pedem aos motoristas que respeitem o limite de velocidade dentro das frentes de obras, geralmente limitado entre 40km/h a 60km/h para todos os tipos de veículos. Quando há chuva, todo o planejamento de execução é suspenso, para garantir a segurança dos envolvidos, e a sinalização provisória é retirada.


Obras Complementares 
O lote de obras complementares à duplicação da BR-101 Sul - que parece não ter fim -  será retomado na próxima segunda-feira. A construção de nova via lateral entre o km 321,2 ao km 324, em Pescaria Brava, vai seguir com a retirada do solo com baixa resistência para depósito e compactação de novas camadas de solo e rochas. A principal recomendação aos motoristas é com a entrada e saída de caminhões basculantes, em movimentação entre o km 318, onde está o local do bota-fora, ao km 324.

O lote de obras complementares e remanescentes se estende do km 300, em Laguna, até o km 358, em Sangão, trecho onde já foi construído e liberado cerca de dois mil metros de vias laterais, 1,5 mil metros de calçadas, um viaduto e quatro passarelas. Ainda em construção 2,8 mil metros de passeios públicos em Tubarão, na travessia urbana do bairro São Cristóvão.

Para outras informações, a autarquia disponibiliza o serviço de atendimento ao condutor pelo telefone 0800-6030101, de segunda a sexta-feira, entre as 8 e 20h. As ligações são gratuitas.

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter